Por diversos motivos e circunstâncias ocorre a perda parcial ou total do elemento dental. Podemos citar como exemplos de causas, as lesões de cárie, periodontite, traumatismos dentais, entre outros.

A ausência ou perda parcial dos dentes acarreta em diversos prejuízos tanto estéticos como funcionais. A ausência de um dente leva a movimentação dos dentes laterais e opostos (oponentes) provocando desequilíbrio das funções mastigatórias, além de reabsorção óssea.

Tudo o que substitui integralmente ou parcialmente as estruturas dentais perdidas chamamos de “Prótese”, que procura devolver tanto a estética quanto as funções mastigatórias e fonéticas.

Existem diversos tipos de próteses, entre elas as removíveis (o paciente pode retirar) e as fixas que são cimentadas ou parafusadas (prótese sobre implantes), que somente o dentista tem condições de removê-las.

Moldagem



A moldagem é usada para se criar uma cópia das arcadas dentárias ou preparos dentais. Da moldagem surge o molde, que é preenchido com gesso e este após tomar presa é removido do molde, dando origem ao modelo.

O modelo é enviado ao laboratório protético que confeccionará a peça protética.

Laboratório Protético



É responsável pela execução da prótese. Com base nos modelos, as peças protéticas são idealizadas e através de diversos estágios como: usinagem dos componentes metálicos, queima das porcelanas, prensagem do acrílico, entre outros, ocorre a finalização do trabalho.


O que é uma coroa protética?



É uma cópia do dente feita em laboratório protético que tem como finalidade devolver função ao remanescente dental.

Quando é indicada a colocação de uma coroa protética?



Quando a coroa dental perde estruturas e não suporta mais uma restauração convencional, indica-se a colocação de uma coroa protética.

Quais os tipos de materiais utilizados na fabricação das coroas protéticas?



Existem diversos tipos de materiais, entre eles:

- coroas metalo-cerâmicas: feitas com uma base de metal revestida de cerâmica.
- coroas metalo-plásticas: feitas com uma base de metal revestida de resina.
- coroas totalmente metálicas
- coroas de porcelana pura: metal-free



Como é realizada?



Após a remoção do tecido cariado ou, se necessário, o tratamento endodôntico, o dente é preparado para receber a peça protética. Muitas vezes, há necessidade da colocação de um núcleo metálico para dar reforço sustentação à coroa. Após esse preparo, o dente é moldado e o modelo obtido é enviado ao laboratório, a peça protética é confeccionada e, posteriormente, é provada e cimentada no dente preparado.

E a higienização como é feita?



Esta coroa protética se comporta como um dente natural, sendo a higienização feita da mesma maneira, exigindo do paciente os mesmos cuidados, isto é, uma boa escovação complementada pelo uso do fio ou fita interdental.

O que é uma prótese fixa?



Segue os mesmos princípios da coroa unitária; porém, a prótese fixa repara a ausência de elementos dentais e as coroas protéticas são unidas.

Quanto tempo dura uma prótese fixa?



A durabilidade de uma prótese fixa depende de vários fatores:

- de um bom exame e planejamento precisos;
- da técnica e dos materiais utilizados;
- da perfeita adaptação da prótese aos dentes;
- da boa relação da prótese com os tecidos gengivais;
- da oclusão certa, isto é, da sua harmonia com a função mastigatória.
- dos seus cuidados de manutenção da saúde bucal (higienização)

Como devo proceder para realizar a higienização já que as coroas são unidas?



A técnica de escovação é a mesma podendo-se utilizar as escovas interdentais para complemento da escovação. Para passar o fio dental se faz necessário a utilização de um passa fio ( espécie de agulha flexível) que ajudará passar o fio entre as peças protéticas.

A prótese fixa demora mais para ser realizada do que a coroa unitária?



Sim, por possuir mais elementos e estes serem unidos, o trabalho é maior. Exige mais retornos ao laboratório protético e mais consultas para provar as peças.

O que são restaurações em onlay?



São blocos de porcelanas que copiam a superfície dental.

Quando são indicadas?



Quando existem paredes dentais para darem sustentabilidade a esse tipo de prótese. Caso não haja tais paredes, a indicação é a coroa protética unitária.

Qual a diferença da restauração com Resina Composta e a restauração em Onlay?



A restauração com resina é feita pelo Cirurgião Dentista numa única consulta. O material resinoso é colocado por partes e fotopolimerizado (processo que torna o material rígido).

Para instalação de uma onlay é necessário no mínimo duas consultas. Durante a primeira, o dente é preparado e moldado. Na segunda, o bloco de porcelana, já preparado pelo laboratório protético, é cimentado no dente e é dado o acabamento final.

O que são facetas laminadas?



São lâminas de porcelana que revestem, normalmente, a parte vestibular (voltada para bochecha e lábios) do elemento dental.

Quando são indicadas?



São indicadas principalmente para os dentes anteriores (dentes da frente), que possuem grande número de restaurações e as emendas ficam visíveis. Outro caso para se utilizar as facetas é para dar mais harmonia ao sorriso.

Como é realizada?



É feito um preparo dental (pequeno desgaste da superfície dental), moldagem e envio para laboratório protético. As peças são cimentadas individualmente.

O que é a prótese total?



Mais conhecida como “dentadura”. Reabilita aqueles que perderam todos os dentes da arcada. É uma prótese confeccionada com dentes de resina unidos numa estrutura acrílica.

Quando é indicada?



É indicada para pessoas totalmente desdentadas.

Quanto tempo demora para realizar este tipo de prótese?



São necessárias de 6 a 8 sessões.

Quais são as vantagens e desvantagens de se usar esse tipo de prótese?



A vantagem é que reabilita pessoas totalmente desdentadas, a um custo menor, ajudando na mastigação, fonética, suporte de lábios, etc. A desvantagem é a perda óssea gradual da área, uma vez que não há estímulo para o osso permanecer na região. Com o passar dos anos a prótese perde cada vez mais estabilidade, causando desconforto para o paciente.

Como é feita a higienização desse tipo de prótese removível?



Deve-se retirá-la da cavidade bucal, segurá-la firmemente (sempre em cima da pia) e utilizar escovas específicas, sendo uma opção o uso de pasta de dentes

Cuidados



· Sempre retirar a prótese para dormir e colocá-la mergulhada em água, para evitar a desidratação do acrílico.
· Higienizar sempre após as refeições.

O que é uma prótese parcial?



São próteses que reabilitam ausência de dentes.

Quando são indicadas?



São indicadas a pacientes que perdem parcialmente os dentes.

Como é a prótese parcial?



É feita por uma estrutura metálica que se encaixa nos dentes remanescentes para apoiar os dentes protéticos.

Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de prótese?



A vantagem é que estabelece a função mastigatória e fonética. E as desvantagens são os grampos presentes nesse sistema de prótese que, muitas vezes, não favorecem a estética por ficarem aparentes na boca.

Como é feita a higienização desses tipos de prótese removível?



Tanto as próteses totais (dentaduras) ou as próteses removíveis devem ter cuidados especiais quanto à higienização, deve-se retirá-las da cavidade bucal, segurá-las firmemente (sempre em cima da pia) e utilizar escovas específicas.

Cuidados



· Sempre retirar a prótese para dormir.
· Sempre higienizar após as refeições.
 

Desenvolvido e Hospedado por CWD