Implantodontia é o nome dado á especialidade odontológica cujos profissionais atuam em cirurgias de reabilitação através de implantes dentais. Os implantes fizeram uma revolução na odontologia, suprindo a necessidade de reabilitação para pacientes que perderam elementos dentais. Pode-se repor a perda de um único dente como também a de todos, substituindo as famosas dentaduras. A implantodontia atua no que existe de mais moderno na área de reabilitação, levando em conta a preservação das estruturas remanescentes ósseas, a função e o conforto do paciente.

O que são os implantes dentais?



São parafusos confeccionados de uma liga metálica chamada titânio, que é totalmente compatível com nosso organismo e possui propriedades comprovadas de osseointegração.

Existe rejeição do implante pelo organismo?



Não, o titânio é totalmente compatível com o organismo e muitas áreas da medicina também utilizam esse material como é o caso da ortopedia.

Existe alguma contra indicação para instalação dos implantes?



As contras indicações são quando o paciente possui algum tipo de doença sistêmica, como por exemplo a osteoporose. Outra característica é a falta de espessura e altura óssea suficiente para colocação do implante.

E quanto à idade?



Não existe limite de idade: a partir da puberdade, qualquer pessoa pode receber implantes.

Se não tiver osso suficiente, existem maneiras de aumentar a quantidade de osso disponível?



Sim. Através de enxertos ósseos.

Quanto dura a cirurgia para instalar o implante?



Depende da quantidade de implantes que serão colocados durante a cirurgia. Para um implante unitário o tempo médio é de 60 minutos.

Quais os riscos cirúrgicos?



Mínimos. A cirurgia é feita normalmente com anestesia local e é muito mais simples que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a extração de um dente incluso, por exemplo. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incômodo maior.

A prótese fixada por implantes é melhor que as convencionais "ponte móvel" e "dentadura"?



Sim, a primeira grande vantagem é que o implante se comporta no organismo como o dente, mantendo o osso no lugar. O que não acontece com os outros tipos de prótese, pois uma vez perdido o elemento dental, não há mais estímulo e há uma perda óssea progressiva, causando grandes defeitos. Outra vantagem em questão é o conforto dos pacientes, por exemplo, na hora de comer e falar.

Os resultados estéticos são bons?



Normalmente sim, mas em casos limítrofes a vantagem funcional fica em primeiro lugar.

Quanto tempo dura um implante? Qual a chance de dar certo?



Depende muito dos cuidados que o paciente possuiu com a saúde bucal e o controle pelo cirurgião dentista. Estudos demonstram que implantes de boa procedência apresentam taxas de sucesso acima de 90% no maxilar superior e, 97%, no inferior.

Do que depende o sucesso do implante?



De vários fatores, mas o principal é a observância do protocolo (receita completa de como e quando se faz o implante). É necessário que o profissional seja meticuloso e treinado na técnica.

O custo do implante é muito elevado?



Existiu um período que os implantes eram muito custosos. A entrada dos implantes nacionais e o aumento da concorrência fizeram com que os preços caíssem, tornando o procedimento mais acessível.

 

Desenvolvido e Hospedado por CWD